quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Meu ante-herói de infância...


É bom ser criança, uma das fases da vida que nunca esquecemos.A ingenuiade, a esperança, a falta de preocupções são exemplos dos vários motivos para a felicidade desse glorioso momento. Mas o que mais gostava da minha infâcia eram as representações, isto é, quando encarnava todos os meus heróis, guerreiros, super-heróis com poderes, desenhos animados que me fascinavam tudo que lia e assistia nos meus filmes favoritos. Representava todos. Me armava e corria de uma lado para outro, imaginando ter o poderes, ou, o poder onipotente do meu herói. Tudo isso servia de um espelho que deveria seguir, sonhando, um dia,em me tornar aquela imagem. Só que os tempos são outros e os heróis de hoje mudaram também.O Brasil é um formador de ídolos, mas diferentes,nossas TV´s tem representações de heróis que não são mais moçinhos, e sim, bandidos, nosso cinema atual é o maior formador de heróis anti-heróis. Exemplo: ontem vi crianças brincando de representação, eles, como eu na minha infâcia, imitavam seus heróis, seus heróis do cinema, um bando de traficantes de drogas que empunham suas armas de fogo como troféus,e que, fingindo estarem numa guerra ingênua, degladiavam com um grupo armado epecializado de policiais corruptos, mercenários e que torturavam suas vítimas. Claro que isso não era nada sério, eram apenas crianças imitando seus heróis, estes que muitos apludiram nas telas de cinema. Mas eu não, eu não aceito esses heróis, estragam com minha infâcia sempre que vejo crianças os imitando. Sei que muitos devem pensar: mas essa é a pura verdade, é o nosso mundo atual,a verdade deve ser mostrada. Sei muito bem disso, mas não adimito usarem nossas fraquezas para ganharem dinheiro, e, se continuarmos com os braços cruzados, cada vez mais ficaremos adimirados com os heróis do país. Se não ligarmos para isso daqui um dia estarão escrevendo tele-dramaturgia sobre a vida dos nossos políticos corruptos, ou, filmes de terror sobre nossas falhas na aviação, com um bando de gente morta, ou, trage-comédias da vida pública com cenas de pessoas matando pessoa, pais matando filhos, tiros de um lado para outro e etc, etc, etc... um bando de heróis sensacionalistas. Então o que vai ser? vamos sentarmos nas cadeiras do cinema com nossa pipoca, e ao final do espetáculo rirmos ou chorarmos, aplaudindo, exaltados de emoção, assistindo ao fim da infância de nossas crianças, esperanças do país.

Um comentário:

Daiane Cristina disse...

Belo texto, e bela crítica. Esses "tempos modernos", podem sim, estragar com as nossas crianças e isso é o que mais podemos observar nas brincadeiras infantins, onde estão aquelas brincadeiras : Pik pega, pik esconde, amarelinha, "carimbo" etc.
o que diverte as crianças de hj é bastante preocupante
=/
o que vai ser?
Engraçado vc perguntar, eu nem tenho filhos e jah me preocupo com o que vai ser dele(s), penso muito se um dia eu vou ou não colocar uma pessoa pra viver nesse mundo e se colocar o que vai ser dela? será q ela vai acabar me matando? será que eu vou saber criá-la? será que o mundo vai tirar de mim?
=/
.
.
.
Abraços